Lançamento do Consultório Virtual

Uma plataforma desenvolvida pelo NTS para dar suporte ao paciente de forma remota colaborando nos atendimentos durante a pandemia e posteriormente à disposição para teleconsultas com pacientes da Atenção Básica.

No mês de setembro, o Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou o lançamento do Consultório Virtual, uma plataforma desenvolvida pelo NTS para dar suporte ao paciente de forma remota colaborando com inúmeros benefícios para a saúde pública. A proposta de criação do Consultório Virtual surgiu como parte integrante de um projeto maior denominado SOFIA Bot criado para atender a população sobre questões relacionadas ao novo Coronavírus e que foi utilizada por 23 estados, além do Maranhão, sendo o consultório virtual a terceira etapa desse projeto que viabiliza consulta com os pacientes contaminados com o SARS COV 2 (Covid19). Dentro desse contexto, a nova plataforma surge para colaborar com o HU-UFMA nos atendimentos durante a pandemia, ficando posteriormente à disposição dos profissionais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para que possam realizar teleconsultas com os pacientes da Atenção Básica. O Hospital Universitário já realizou o primeiro atendimento por meio do Consultório Virtual com o auxílio da enfermeira Flávia Costa e da psicóloga Cristiane Sousa do Serviço de Transplantes do HU-UFMA com os pacientes Carlos Alberto Araújo (receptor) e Ana Araújo (doadora), que estão se preparando para uma cirurgia de transplante renal. A enfermeira Flávia Costa destacou a importância dessa plataforma. como “uma excelente ferramenta para o serviço público e para o hospital em geral, principalmente porque somos o único hospital transplantador do Maranhão e atendemos pacientes de muitos municípios, e com essa ferramenta a gente vai ficar mais próximo do paciente e ele não vai precisar se deslocar até aqui nesse primeiro momento.” O Coordenador do Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA, Humberto Serra, relatou um pouco do funcionamento dessa ferramenta em que o paciente recebe o link em casa e faz a consulta virtualmente. Para ele “é a utilização cada vez mais ampla do uso da tecnologia a nosso favor nos ajudando nesse momento em que precisamos manter distanciamento social devido a pandemia.” A criação, produção e desenvolvimento da plataforma foi toda realizada pela equipe que atua na Unidade de Telessaúde formada por alunos da UFMA dos cursos de Engenharia da Computação e de Ciências da Computação, estudantes que atuam como bolsistas do projeto de extensão Telessaúde Brasil Redes, e profissionais de Ciências da Computação da UFMA. A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destaca a grande contribuição dos trabalhos de desenvolvimento e tecnologia para os serviços de saúde. “Os profissionais da área de tecnologia sempre foram estratégicos para a nossa instituição e com a pandemia essa participação se tornou ainda mais perceptível e só veio agregar novas oportunidades para servir melhor a população nesse momento de dificuldade. Toda a equipe está de parabéns”, disse ela.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?