Atualmente, no Brasil, o enfrentamento à hanseníase é um dos principais desafios para a saúde pública. Diante desse cenário, a campanha Janeiro Roxo desempenha um papel fundamental ao alertar, informar e conscientizar a população sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o combate à hanseníase.
A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae (Bacilo de Hansen), transmitida através de gotículas de saliva, tosse ou espirro, podendo causar a perda de funções sensíveis e motoras. Apesar de ser uma doença bastante conhecida e já possuir cura, a Hanseníase é ainda hoje uma doença muito estigmatizada pela sociedade.
Os sinais da doença se manifestam por meio de manchas na pele, perda de sensibilidade, formigamentos ou dormência nas mãos e nos pés. Ao perceber qualquer sinal da doença é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima e, se diagnosticado, receber o tratamento para interromper a transmissão da doença e diminuir as chances de sequelas.
Durante o mês de janeiro o Telessaúde-UFMA reforça seu compromisso com a promoção da saúde integral, incentivando o diálogo, a informação qualificada e o acesso a orientações que contribuam para o cuidado contínuo à saúde da população.


Deixe um comentário