O Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Maranhão (NTS-UFMA) apresentou nessa terça-feira (09/12) os principais resultados alcançados na cooperação técnica firmada com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (SEMUS), cujo objetivo é fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS), ampliar o acesso a serviços especializados e impulsionar a transformação digital na rede municipal.
Com mais de 15 anos de experiência e atuação consolidada em teleconsultoria, telediagnóstico, teleinterconsulta, teleducação, telerregulação e desenvolvimento tecnológico, o NTS-UFMA mobilizou sua equipe para apoiar a implementação e qualificação das ações previstas no plano conjunto.
Foram apresentadas as principais entregas do período, como a implantação do TeleECG nas portas de entrada municipais (Bequimão, Coroadinho, São Bernardo, Itaqui-Bacanga e Zona Rural), treinamento das equipes da Vila Esperança para realização de exames de teleretinografia e apoio à implementação do Sistema de Gerenciamento de Filas (SGF) e análise de dados para qualificação da regulação.
Bem como os resultados obtidos durante essa parceria, com ampliação do suporte clínico por meio de teleconsultorias acessíveis via plataforma SOFIA e a qualificação dos profissionais da APS por meio de teleducação, incluindo webpalestras, vídeos e podcasts.
Por fim, a equipe apresentou os próximos passos e as metas previstas para 2026, reafirmando o compromisso com o fortalecimento da saúde digital e a melhoria dos serviços oferecidos à população.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Luís tem demonstrado sensibilidade, compromisso e visão estratégica ao apoiar a implantação das ações de Telessaúde no município. O alinhamento com a equipe gestora e a abertura para inovação fortalecem a confiança mútua e reafirmam que esta parceria tem todas as condições para ser bem-sucedida.
Mais do que ampliar serviços, trata-se de colocar o usuário no centro do cuidado, garantindo que cada pessoa receba atendimento oportuno, qualificado e integrado. Essa postura colaborativa da SEMUS reforça que a transformação digital em saúde é um caminho construído a muitas mãos, com foco na melhoria da experiência do cidadão e na construção de uma rede de atenção mais humana, eficiente e resolutiva.


Publicação em 11 de dezembro de 2025


Deixe um comentário