Com 3 dias de encontro, capacitação do Sistema de Gestão do Tratamento Fora do Domicílio marca mais uma ação de parceria entre o NTS-UFMA e a SEMUS

Nesta quarta-feira (29/10), a Superintendência de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria (SCRAA) da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou uma ação de capacitação na Universidade Federal do Maranhão, em mais uma parceria entre o Telessaúde-UFMA e a SEMUS.

Trata-se de um treinamento voltado ao aprimoramento do SISTFD, ao qual estão sendo implementadas melhorias para a melhor gestão dos profissionais. O Sistema de Gestão do Tratamento Fora do Domicílio (SISTFD) é uma ferramenta tecnológica e de gestão do SUS, que organiza o processo de encaminhamento e acompanhamento de pacientes que precisam de tratamento em outro município ou estado.

Ao todo, serão 3 dias de treinamento para conseguir atender todo o público de profissionais vindos de outros municípios. O treinamento desta quarta-feira foi destinado aos municípios da macrorregião Norte do estado, onde os participantes puderam sanar dúvidas e compartilhar desafios e se inteirar na nova versão da plataforma.

A Superintendente de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Estado de Saúde, Tayara Pereira, abriu a sua fala ressaltando a importância de ter qualidade de informação para priorizar os pacientes que estão mais precisando.

“O nosso objetivo hoje é mostrar estratégias para agilizar o processo de regulação dos municípios com a SEMUS. Gostaria muito de agradecer a nossa parceria com o Telessaúde-UFMA, com quem a gente vem trabalhando em conjunto, com dispositivos que estão ajudando muito a assistência local. A troca com as equipes presentes é fundamental para gente melhorar o nosso processo de trabalho”.

Na ocasião, o Coordenador de Telediagnóstico do NTS-UFMA, Breno Lucas, apresentou as duas ofertas de telediagnóstico realizadas pelo núcleo em parceria com a UFMG e a UFG, respectivamente.

O coordenador introduziu aos profissionais presentes o processo de implantação do Telediagnóstico nos municípios, destacando que é uma iniciativa gratuita que só depende da aquisição do aparelho (por parte do município) e que promove diversos benefícios, como redução de custos e de deslocamentos e a possibilidade de emitir laudos, diagnosticar e examinar pacientes à distância.

“Queremos proporcionar aos municípios o acesso a exames e a facilidade de receber os pacientes no município, sem precisar deslocá-los. Quando a gente fala sobre implantação gratuita do serviço, a gente também fala sobre laudos gratuitos. Agora, nós teremos mais 8 pontos de Teleretinografia. Com suporte do município e do Telessaúde-UFMA, nós adquirimos 8 retinógrafos e faremos ações pensadas e planejadas com esses equipamentos”.

Jessica Honorina Penha Mendes, enfermeira à frente da Coordenação do TFD, falou sobre os pilares da nova versão do SISTFD, que está mais moderno, integrado e conectado às coordenações dos municípios e aos seus fluxos de trabalho. “Os pilares desse novo sistema é inovar, integrar e cuidar. É um sistema que vem com muitas mudanças, para integrar, cada vez mais, o setor de TFD e os municípios solicitantes”.

A programação do evento segue acontecendo nesta quinta (30/10) para os municípios da macrorregião de saúde Leste e nesta sexta-feira (31/10) para a macrorregião de saúde Sul, no auditório do Telessaúde-UFMA, a partir das 08h no Auditório da Superintendência de Tecnologias na Educação (STED) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Redação: Maria Seabra


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *