Nesta quinta-feira (2/10), o Núcleo de Telessaúde da UFMA (NTS-UFMA) esteve no Hospital Genésio Rego para fazer a entrega de um computador que será utilizado para realizar teleinterconsultas no projeto Hanseníase em Foco.
Além da concessão do equipamento, a equipe do núcleo deixou a máquina configurada e pronta para uso. As consultas ocorrerão por meio do Consultório Virtual: uma plataforma inovadora desenvolvida pelo NTS-UFMA, que possibilita aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) realizar teleinterconsultas com especialistas da rede pública de forma remota.
No momento da entrega, o Prof. Dr. Humberto Serra descreveu a ocasião como um marco para o Hanseníase em Foco, nascido em 2016. “É um sonho que começa a se concretizar hoje via Consultório Virtual, onde os profissionais vão fazer os atendimentos. A gente vai dar continuidade treinando e capacitando, para que em um futuro bem próximo a gente tenha uma redução de encaminhamentos, qualificação e uma assistência de qualidade para todos os pacientes que têm hanseníase aqui no estado”.
A supervisora de enfermagem do Ambulatório de Hanseníase do Hospital Genésio Rego, Vanessa Septimio, expressou grande satisfação perante à iniciativa. “É um instrumento que vai nos ajudar muito nos atendimentos pela plataforma SOFIA e nas teleinterconsultas direcionadas à hanseníase. Isso dará aos nossos pacientes mais acesso, resolução e mais qualidade nos atendimentos”.
Por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação do Consultório Virtual, profissionais de saúde têm acesso direto a especialistas, bem como tempo e recursos otimizados. Os pacientes, por sua vez, são contemplados por atendimento de qualidade, comodidade e privacidade.
Para a próxima quarta-feira (8/10), está previsto um treinamento no qual a equipe médica do Genésio Rego será capacitada para utilizar a SOFIA Regulação e para realizar as teleinterconsultas.
Além coordenador do núcleo, estiveram presentes na entrega do equipamento o coordenador de telediagnóstico Breno Lucas e o coordenador de T.I do núcleo, Pedro Rocha.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário