A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla é anualmente celebrada entre 21 e 28 de agosto, fruto de um movimento idealizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs).
O tema de 2025 é “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, promovendo ações de conscientização, inclusão, acessibilidade e respeito às diferenças.
As deficiências intelectuais englobam limitações significativas no funcionamento intelectual (como raciocínio, aprendizado e resolução de problemas) e no comportamento adaptativo (habilidades sociais, conceituais e práticas do dia a dia).
Já a deficiência múltipla é quando a pessoa apresenta duas ou mais deficiências associadas, como por exemplo intelectual e visual/física.
Exemplos são: Síndrome de Down, alguns casos de paralisia cerebral associada ao comprometimento cognitivo, deficiência auditiva severa com deficiência intelectual, Síndrome de Rett e Síndrome de Angelman.
A data alusiva busca conscientizar a sociedade sobre os direitos e necessidades das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a fim de combater preconceitos, promover o respeito e fortalecer políticas públicas inclusivas.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário