Na última sexta-feira (6/6), o Núcleo de Telessaúde da UFMA (NTS-UFMA) se fez presente em Itapecuru-Mirm para uma conjunto de ações. Uma delas foi a capacitação da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI), realizada pela Prof. Dra. Francisca Georgina Macedo ao longo de 5 dias no município.
A Estratégia AIDPI é mundialmente difundida pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Fundo das Nações Unidas Para a Infância (UNICEF) e pelo Ministério da Saúde no Brasil.
Essa abordagem objetiva reduzir a morbidade e a mortalidade de crianças de 2 meses a 5 anos de idade, melhorando a qualidade da atenção à criança ao invés do enfoque tradicional na doença, sem valorizar a família e o processo de cuidado integral.
A atividade realizada em Itapecu-Mirm integra uma das técnicas-operacionais vinculadas ao Projeto de Intervenção para Fortalecimento da Puericultura em Comunidades Maranhenses Quilombolas. Na ocasião, os profissionais foram introduzidos a conhecimentos e práticas de qualificação, capacitação, atualização e aperfeiçoamento científico, técnico e operacional das ações de cuidado à criança, definidas na Política Nacional de Atenção à Saúde da Criança (PNAISC).
O projeto promoveu a atenção integral à criança a partir da puericultura enquanto ferramenta essencial na promoção da saúde das crianças, que contribui significativamente para redução da morbimortalidade infantil e de riscos à saúde. Ele visa, sobretudo, o planejamento da APS no manejo oportuno dos agravos da saúde infantil em comunidades quilombolas.
“Iniciamos a intervenção a partir do reconhecimento da área geográfica e estrutural das Unidades de Saúde da Estratégia Saúde da Família de Itapecuru Mirim, por ser o segundo município maranhense com maior número de população quilombola. Em seguida e mais recentemente, realizamos a capacitação e habilitação de 22 profissionais de saúde vinculados à APS do município, para o manejo das doenças prevalentes da infância a partir da Estratégia AIDPI”, compartilhou a professora.
De modo geral, a AIDPI permite que profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) tratem crianças doentes no nível primário, reduzindo encaminhamentos desnecessários e possibilitando maior resolutividade nesse nível de atenção à saúde.
Na mesma ocasião, o teleconsultor do Núcleo de Telessaúde da UFMA (NTS-UFMA) Cirlandio Coutinho de Lima se fez presente para promover aos profissionais a Oficina de Capacitação Para o Uso da Plataforma SOFIA na Realização de Teleconsultorias.
A atividade abordou todas as etapas de uso da plataforma, desde a solicitação, seleção de respostas e envio de uma nova teleconsultorias, até a fase de avaliação. Além das teleconsultorias, Cirlandio apresentou outros serviços e ações do núcleo como o Telediagnóstico e as atividades de Teleducação.
O teleconsultor, que também é apoiador local do NTS-UFMA da regional de Itapecuru Mirim, declarou que foi uma grande satisfação conduzir a oficina de capacitação da SOFIA. “Tivemos a oportunidade de abordar cada etapa do processo de forma prática e acessível, esclarecendo dúvidas e fortalecendo o uso da Telessaúde com uma ferramenta estratégica no apoio à Atenção Primária”.
A oficina também possibilitou propor a inclusão de atividades de Teleducação no cronograma das equipes dos profissionais de saúde, como um incentivo a uma participação mais ampla do município nas ações do NTS-UFMA.
Redação: Maria Seabra


Deixe um comentário