Em 19 de maio é celebrado o Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano, que foi constituído pela Lei nº 13.227/2015. A data tem como objetivo estimular a doação de leite materno, divulgar bancos de leite humano nos estados e municípios e promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano.
No Brasil, anualmente cerca de 330 mil crianças nascem prematuras ou abaixo do peso. A doação de leite materno é, portanto, essencial para a recuperação e sobrevivência de crianças recém-nascidas e para a redução da mortalidade infantil.
O Brasil é referência mundial na área e possui a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) do mundo, com mais de 225 bancos de leite e 217 postos de coleta em todos os estados brasileiros.
Para doar, basta que a mulher esteja saudável, amamentando, não ter doenças infectocontagiosas e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. A coleta de leite materno pode ser feita em casa ou em bancos de leite, dentro das orientações específicas de higiene e armazenamento.
Redação: Maria Seabra


Deixe um comentário