Fevereiro Roxo é o mês de conscientização sobre doenças crônicas e degenerativas, especialmente condições como a Lúpus, a Fibromialgia e o Mal de Alzheimer. A campanha incentiva esforços voltados ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado das doenças, para promover maior qualidade de vida aos pacientes.
A Lúpus é uma doença autoimune na qual o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo, como a pele, o coração, as articulações e outros órgãos. O tratamento adequado ajuda a controlar a doença e a evitar complicações nos quadros dos pacientes.
A fibromialgia consiste em dores musculoesqueléticas crônicas e difusas que acompanham fadiga, alterações no sono e dificuldades cognitivas. O tratamento abrange medicações, atividades físicas e terapias alternativas que aumentam a qualidade de vida do paciente.
Já o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que compromete a memória, o pensamento e o comportamento dos indivíduos. No tratamento, terapias e medicamentos ajudam a retardar o avanço da condição e a proporcionar condições de vida mais confortáveis.
O suporte contínuo nesses quadros é fundamental para ofertar os devidos cuidados que essas doenças crônicas e degenerativas necessitam. Com informação, apoio e os devidos diagnóstico e tratamento, a campanha do Fevereiro Roxo reforça que é possível oferecer mais qualidade de vida àqueles que convivem com essas doenças.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário