Em reunião promissora, NTS-UFMA estreita laços com municípios do estado para ampliar a oferta de telediagnóstico no Maranhão

Na manhã desta quarta-feira (15/01), o Núcleo de Telessaúde do Maranhão (NTS-UFMA) realizou uma reunião online com representantes de seis municípios maranhenses. Na ocasião, secretários e profissionais da saúde de Rosário, Bela Vista do Maranhão, Zé Doca, São Francisco do Maranhão, Santo Amaro e Parnarama foram introduzidos à oferta de serviços prestados pelo núcleo, que visa implantar ações de Telessaúde em todos os municípios do estado.

O coordenador do projeto, Pf. Dr. Humberto Serra, reforçou aos presentes os benefícios do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do qual o NTS-UFMA faz parte desde 2014, tais como: inclusão social e digital, estímulo à fixação de profissionais em áreas remotas, redução de custos e de deslocamento para os pacientes e melhora na eficiência dos serviços de saúde.

Também foram destacadas as principais ações do núcleo em andamento, como os projetos de pesquisa com ações de Telessaúde em comunidades indígenas e quilombolas, o programa Hanseníase em Foco e a oferta de tele-retinografia e de tele-eletrocardiograma, que integra a Oferta Nacional de Telediagnóstico do Ministério da Saúde.

Na reunião, Marcos Vinícius Silva, da Coordenação da Telemedicina de Bela Vista do Maranhão, compartilhou a experiência do município desde a introdução do tele-eletrocardiograma pelo NTS-UFMA. “Fiquei fascinado com a velocidade do exame, achei muito eficaz. Todo esse trabalho com a telemedicina está sendo implantado e a população está gostando cada vez mais, pela facilidade e fácil acesso que evita deslocamentos”.

Marcos foi o primeiro usuário a fazer tele-eletrocardiograma em Bela Vista do Maranhão e reforçou a importância do recurso como uma medida preventiva que agiliza o atendimento, reduz filas e que conecta pacientes e profissionais independente do lugar.

Raimundo Neto, Secretário de Saúde de São Francisco do Maranhão, representou um dos municípios que já faz o uso do tele-eletrocardiograma no estado. “Tem sido um sucesso, não tenho dúvidas de que isso tem ajudado a salvar muitas vidas. Estamos querendo ofertar ainda mais serviços para a nossa população, principalmente no que diz respeito a consultas com especialistas. Estou motivado para que a gente possa sair dessa reunião com bons resultados”.

Isabel Macedo, da Secretaria de Saúde de Rosário, foi outra participante que se colocou à disposição para se juntar às ações de telessaúde promovidas pelo núcleo. “O município de Rosário tem não só interesse, como tem uma grande necessidade de executar esse trabalho e de oferecer esse tempo-resposta que, para nós, é tudo. Estou muito satisfeita e espero dar depoimentos tão fortes, como é o resultado desse trabalho”.

Também estiveram presentes na reunião: Emannuel Morais, Secretário de Saúde de Zé Doca, Izabel Cutrim, Secretária de Saúde de Santo Amaro, Ellen Monalisa, enfermeira do Controle de Infecção do Hospital São Domingos, de Parnarama, e Anastácia Maria Nunes, enfermeira em São Francisco do Maranhão.

Redação: Maria Seabra


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *