Na manhã desta quarta-feira (23/10), o Núcleo de Telessaúde do Maranhão (NTS-UFMA) recebeu a superintendência do Ministério da Saúde (MS) do estado para apresentar a eficiência dos serviços e sistemas de Telessaúde ofertados pelo núcleo, que atendem aos objetivos do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE).
Na reunião, o superintendente Glinoel Oliveira Garreto, o coordenador do NTS-UFMA Pf. Dr. Humberto Serra e suas respectivas equipes debateram estratégias para fortalecer ainda mais as ações de Telessaúde no estado do Maranhão.
Entre elas: a expansão do uso da telerregulação e do telediagnóstico no estado, a oferta e mapeamento de mais especialidades médicas nas regionais e a maior divulgação da SOFIA: ferramenta tecnológica que oferece suporte técnico e especializado aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS).
Desenvolvida pelo Telessaúde Maranhão, a SOFIA foi uma pauta assídua na reunião, que debateu a necessidade de ampliar a regionalização da plataforma e de reforçar o seu uso pelos profissionais da APS.
Entre os diversos benefícios que a SOFIA oferece, estão a melhora da qualidade do atendimento, a tomada de decisões clínicas, a menor quantidade de encaminhamentos desnecessários e maior eficiência ao sistema de saúde como um todo.
O superintendente do MS-MA Glinoel Oliveira falou sobre a contribuição da SOFIA para o PMAE: “A plataforma SOFIA vem suprir a lacuna da oferta de profissionais especializados. O objetivo é que o profissional da UBS consiga, via a plataforma, fazer a consulta com um especialista e, assim, fechar um diagnóstico. A SOFIA é uma ferramenta que vai auxiliar demais no funcionamento daquilo que é o princípio do SUS: levar saúde para todos e para todas, em todos os lugares do Brasil”.
A relevância dos serviços de Telessaúde como a SOFIA também foi reforçada pelo coordenador do NTS-UFMA, Humberto Serra: “A Telessaúde é uma ferramenta fantástica, que está dentro das estratégias de transformação digital do SUS como uma ferramenta que tem que ser valorizada. Aqui, trabalhamos incessantemente para construir uma plataforma fácil, intuitiva e de fácil uso tanto pelo solicitante, como pelo regulador, para que ela seja usada no estado como um todo”.
O objetivo do PMAE é ampliar e qualificar o cuidado à Atenção Especializada de Saúde (AES), para que o acesso a consultas e exames especializados ocorra de forma mais rápida, prática e menos burocrática, a partir do encaminhamento feito pelas equipes da APS.
No atendimento especializado do SUS, a Telessaúde é uma importante ferramenta na oferta de exames e consultas com especialistas à distância, ampliando o acesso à serviços de saúde de qualidade para a população.
Desde 2018, o Núcleo de Telessaúde do Maranhão desenvolve sistemas e oferta serviços como teleconsultoria, telediagnóstico e teleducação. Desta forma, o núcleo melhora o atendimento na APS, qualifica profissionais, reduz barreiras geográficas e contribui com a transformação digital da saúde brasileira.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário