Na manhã desta quarta-feira (16/10), o Telessaúde Maranhão (NTS-UFMA), em função da expertise que acumulou ao longo dos anos no combate à hanseníase com o programa Hanseníase em Foco, foi convidado a participar de uma reunião com representantes do Departamento de Saúde Digital e Inovação (DESD) e o Departamento de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (MS) e da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta.
Na ocasião, o NTS-UFMA apresentou o desempenho do projeto Hanseníase em Foco, que ocorre em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), em frentes como: teleconsultorias síncronas e assíncronas com a SOFIA, teleinterconsultas para validação de GIF 2, capacitação profissional em parceria com a UNA-SUS e o recém-lançado Curso de Formação para elaboradores de materiais educacionais para EAD, que visa capacitar profissionais para a elaboração de conteúdos na modalidade Ensino à Distância (EAD).
A reunião rendeu debates produtivos quanto à ampliação do acesso a serviços de saúde especializados em hanseníase e quanto ao alinhamento de ações futuras que possam expandir o uso da telemedicina como facilitadora nas ações que abrangem o diagnóstico precoce, tratamento adequado e acompanhamento dos pacientes da Atenção Primária à Saúde (APS).
Nota: O Brasil é o 2º país do mundo com mais casos de hanseníase, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo o Maranhão um dos estados brasileiros com maior incidência da doença. Nele, os indicadores se devem a condições socioeconômicas desfavoráveis, principalmente o acesso limitado a serviços de saúde de qualidade em áreas mais remotas. |
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário