A semana foi de trabalho intenso e estratégico para o Núcleo de Telessaúde da UFMA. Com foco na expansão da telessaúde e no aprimoramento de ferramentas tecnológicas, a equipe dividiu-se entre ações de campo no município de Rosário (MA), capacitações na sede, podcasts e webpalestras, além de reuniões de alinhamento estratégico para 2026.
O destaque da agenda externa foi a visita técnica ao município de Rosário – MA. Onde foi realizada a oficina de teleconsultoria para os profissionais com objetivo central de aproximar a tecnologia dos profissionais que atuam na ponta da rede de saúde.


Durante a semana, o Núcleo também realizou uma capacitação para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), com apresentação dos serviços da plataforma SOFIA e de como realizar a teleconsultoria de regulação. Durante a ação, os médicos foram orientados a realizar a solicitação dos exames de teleretinografia dentro da plataforma, fortalecendo o uso da ferramenta no apoio ao diagnóstico e à tomada de decisão na Atenção Primária à Saúde.


Outra ação importante foi a reunião de alinhamento sobre o SOFIA Hanseníase, voltada à organização dos fluxos de gerenciamento e monitoramento de pacientes com hanseníase. O encontro contou com a participação da enfermeira Vanessa Cipriano, do Hospital Genésio Rêgo, que mantém diálogo com o Núcleo desde o ano passado, contribuindo ativamente para moldar a plataforma às necessidades dos profissionais de saúde, garantindo que o serviço atenda de forma mais eficiente à realidade do cuidado com pacientes acometidos pela doença.

O Telessaúde segue com a rotina de podcasts e webpalestras para capacitação dos profissionais de saúde e demais interessados. O episódio desta semana abordou a importância do acompanhamento da pessoa acometida pela hanseníase, com foco na atuação da equipe multiprofissional com foco no Serviço Social e na Psicologia.
Nossa semana também foi marcada por reuniões de alinhamento voltadas ao planejamento das ações e metas do Núcleo para 2026, com foco na organização estratégica das atividades, definição de prioridades e fortalecimento das iniciativas que ampliam o acesso, a qualidade e a resolutividade dos serviços de telessaúde ao longo do próximo ano.
Publicado em: 23/01/2026


Deixe um comentário