Núcleo de Telessaúde da UFMA participa do Seminário Estadual de Diretrizes e Estrutura Operacional do ATE

O NTS-UFMA participou nesta quarta-feira, 17 de dezembro, do Seminário Estadual de Diretrizes e Estrutura Operacional do Agora Tem Especialistas (ATE), promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O evento reuniu gestores, técnicos e instituições estratégicas para alinhamento das diretrizes operacionais da Atenção Especializada no Maranhão.

O Programa Agora Tem Especialistas (PATE) é uma estratégia nacional do Ministério da Saúde que tem como objetivo expandir e qualificar a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados no SUS, reduzindo a demanda reprimida e o tempo de espera, especialmente em regiões com vazios assistenciais.

Durante o seminário, foram apresentados temas centrais para a consolidação do programa no estado, como o fortalecimento da regulação com priorização de casos mais graves, a reorganização das filas, o uso de dados e indicadores para monitoramento e transparência, além da articulação entre municípios e polos de referência.

Na ocasião, o coordenador do NTS-UFMA, Dr. Humberto Serra, participou da mesa sobre a Rede Nacional de Dados de Saúde – RNDS e Telessaúde: conectando profissionais especialistas e municípios. Na oportunidade, o Dr. Serra apresentou os serviços e as contribuições realizadas pelo núcleo voltadas atender as diretrizes do Programa Agora Tem Especialistas

A programação teve como foco consolidar o PATE como modelo estruturante da Atenção Especializada no Maranhão, alinhando o Núcleo de Apoio à Gestão (NAG), Núcleo de Gestão da Regulação (NGR) e Organização do Cuidado Integral (OCI) aos padrões operacionais nacionais. Também foram apresentadas as portarias, manuais e orientações do Ministério da Saúde, reforçando práticas de gestão, regulação, captação e faturamento.

A participação do Núcleo de Telessaúde da UFMA evidenciou seu papel estratégico no apoio técnico, na inovação e na qualificação dos processos assistenciais e de gestão, contribuindo para a integração das tecnologias digitais à Atenção Especializada e para a melhoria do acesso e da continuidade do cuidado no SUS.

O encontro reafirmou a importância da qualificação contínua da Atenção Especializada e da construção de fluxos de atendimento mais eficientes e resolutivos para a população maranhense.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *