A Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal é uma iniciativa fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e entidades como o Conselho Federal de Odontologia (CFO).
A campanha anual busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer que afeta a cavidade bucal.
É fundamental manter-se alerta aos fatores de risco, sinais de alerta e medidas preventiva a esse tipo de câncer que é um dos mais comuns entre os brasileiros, principalmente em homens acima dos 40 anos.
Entre os principais fatores de risco da doença, estão o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, exposição solar sem proteção, má higiene bucal e infecção pelo HPV.
Alguns sinais de alerta são: feridas na boca que não cicatrizam em até 15 dias, manchas brancas ou vermelhas na mucosa, caroços, inchaços ou dor persistente e dificuldade para engolir ou movimentar a língua.
Evitar fumo e álcool, manter boa higiene bucal, usar protetor labial com filtro solar, fazer visitas regulares ao dentista e buscar atendimento médico ao notar qualquer alteração são as principais formas de prevenir o câncer bucal.
O diagnóstico precoce aumenta em até 80% as chances de cura. A informação é a principal aliada no combate à doença e um simples exame pode fazer toda a diferença.


Deixe um comentário