Mostra de Pesquisas do Telessaúde UFMA apresenta trabalhos e resultados exitosos das pesquisas do núcleo

Na manhã desta terça-feira (4/11), o Núcleo de Telessaúde da UFMA (NTS-UFMA) realizou uma Mostra de Pesquisas do NTS-UFMA para apresentar os resultados das pesquisas 2024/2025 e os novos planos de trabalho das pesquisas do ciclo 2025/2026.

Os trabalhos desenvolvidos aplicam-se ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), sendo eles:

  • Desenvolvimento de Painel de Monitoramento para Apoio à Telerregulação em Hanseníase na Atenção Primária à Saúde no Estado do Maranhão”, de João Marcelo Machado.
  • Avaliação da implementação da Telerregulação em hanseníase na Atenção Primária em Saúde pelo Núcleo de Telessaúde da UFMA“, de Iago Araújo.
  • Implementação do serviço de telediagnóstico em eletrocardiograma (Tele-ECG) na Atenção Primária em Saúde pelo Núcleo de Telessaúde do Maranhão”, de Rafael Araújo Coelho.
  • Avaliação da Implementação e Manutenção dos Serviços de Teleconsultorias Ofertados pelo Núcleo de Telessaúde do Maranhão” e “Teleinterconsulta como estratégia de apoio à vigilância do Grau de Incapacidade Física 2 em hanseníase no estado do Maranhão“, de Vinicius Freire Pereira.

A Prof. Dra. Ariane Bernardes Neves, orientadora dos trabalhos junto ao coordenador do núcleo e Prof. Dr. Humberto Serra, abriu a mostra reforçando um dos objetivos do Telessaúde-UFMA desde a retomada do projeto: trazer alunos da área da saúde para desenvolver pesquisa e extensão na temática da telessaúde.

“Hoje é um dia para a gente celebrar o que fizemos ano passado com relação a essas pesquisas, apresentando resultados do que foi feito e o que está para ser feito. O principal escopo do Telessaúde é a assistência aos municípios do Maranhão, mas como nós estamos em uma universidade, não podemos desassociar as atividades de assistência do ensino, da pesquisa e da extensão. É, também, uma forma de promover a inserção desses alunos dentro dessa temática de saúde digital”.

Desde 2024, o NTS-UFMA tem elaborado planos de trabalho para o PIBIC envolvendo alunos do curso de medicina e, neste ano, alunos do curso de enfermagem.

Os trabalhos apresentados e seus respectivos resultados demonstraram o alto potencial de pesquisa e extensão dos integrantes do núcleo, bem como os impactos positivos que os serviços de Telessaúde têm proporcionado ao estado do Maranhão.

A Prof. Patrícia Machado, Superintendente de Tecnologias na Educação (STED) esteve presente na mostra e fez um incentivo aos estudantes presentes e aos recém-chegados. “Aqui é uma escola. Vocês estão aprendendo a questão técnica, mas também a trabalhar em equipe, com prazos e objetividades. É uma formação completa tanto na parte técnica, como na parte humana. Aproveitem o tempo que vocês estão aqui”.

Em sua fala, o Prof. Dr. Humberto Serra agradeceu a toda a equipe de integrantes e à Coordenadora de Pesquisas do Núcleo de Telessaúde-UFMA, Prof.ª. Ariane Bernardes Neves: “Toda essa pesquisa só é possível pois aqui tem um time que trabalha arduamente. Cada um tem o seu papel e a somatória desses esforços todos se refletem nesse seminário”.

Também estiveram presentes os coordenadores Amanda Rocha (Gerência Administrativa), Ariane Cristina Ferreira Bernardes (Teleducação e Pesquisas), Breno Lucas (Telediagnóstico), Gyovanna de Sousa (Telerregulação), Luis Felipe Dias (Comunicação) e Pedro Rocha (T.I).

Redação: Maria Seabra


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *