Núcleo de Telessaúde da UFMA recebe visita de articulação do Ministério da Saúde para o Programa Agora Tem Especialistas e avança com o lançamento de sistemas voltados aos usuários do SUS Digital

Nesta quarta-feira (22/10), uma equipe técnica do Ministério da Saúde (MS) realizou uma visita de articulação no Núcleo de Telessaúde da UFMA (NTS-UFMA), referente ao Programa Agora Tem Especialistas.

O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Governo Federal, que tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera nos atendimentos do SUS, promovendo um fluxo mais ágil e eficiente para a população.

Entre as ações desenvolvidas pelo programa, está o fortalecimento da Telessaúde. No NTS-UFMA, o coordenador Prof. Dr. Humberto Serra apresentou à equipe do MS a estrutura e a equipe do núcleo, bem como os sistemas computacionais desenvolvidos por ele.

Além disso, foi feita uma demonstração do aparelho de Teleretinografia, modalidade que tem apoiado o diagnóstico em locais de difícil acesso, possibilitando a realização de exames e missão de laudos à distância.

Um dos destaques do dia foi a apresentação do Sistema de Gerenciamento de Filas (SGF): uma inovadora plataforma recentemente desenvolvida pelo núcleo para otimizar o atendimento aos pacientes na rede pública de saúde.

Durante a visita, a equipe técnica teve uma demonstração ao vivo do funcionamento do SGF, uma solução que integra tecnologia de comunicação e classificação automatizada para tornar o fluxo de pacientes mais ágil, eficiente e focado no usuário.

Uma das funcionalidades-chave do sistema é o envio de mensagens automatizadas por meio do Chatbot via API do WhatsApp, que permite contato direto com os pacientes da fila de espera.

Por meio desse canal, o sistema confirma o interesse do paciente em receber atendimento e garante que apenas pacientes realmente disponíveis sejam considerados no fluxo de agendamento.

Além disso, o sistema realiza a classificação dos pacientes por procedimentos, organizando a fila de acordo com as respostas fornecidas pelos usuários. Essa classificação permite priorizar atendimentos de forma inteligente, reduzindo o tempo de espera e melhorando a experiência do paciente.

Com essa nova solução, os gestores municipais poderão monitorar filas de espera de maneira eficaz, otimizar recursos e garantir que o atendimento seja realizado de forma organizada, ágil e personalizada.

A Secretária Municipal de Saúde de São Luís, Ana Carolina Mitri, esteve presente no núcleo e falou sobre a parceria entre o NTS-UFMA e a SEMUS. “Preciso falar do salto que São Luís deu com essa parceria. Hoje nós viramos a chave com relação ao SUS Digital, à inserção da tecnologia dentro das nossas estruturas e, com certeza, tudo isso se deu a partir dessa parceria com o Telessaúde da UFMA”.

O assessor institucional do Ministério da Saúde, Adalberto Fugêncio, aproveitou para parabenizar o NTS-UFMA por seus sistemas desenvolvidos: “A UFMA, através de sua capacidade de construção de ciência e de produção tecnológica, está desenvolvendo uma plataforma que vai dialogar com o Agora Tem Especialistas, em uma perspectiva de interligar a Atenção Primária com a Atenção Especializada”.

O Sistema de Gerenciamento de Filas representa mais um avanço significativo do Telessaúde-UFMA para a APS, que irá promover eficiência, comunicação direta e organização inteligente na gestão de pacientes e no cuidado à saúde.

Redação: Maria Seabra


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *