Nesta sexta-feira (19/9), o Sistema Único de Saúde (SUS) celebra mais um ano de existência como um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo.
Criado em 1988 pela Constituição Federal, o SUS foi regulamentado em 1990 pela Lei Orgânica da Saúde e, hoje, representa uma das maiores conquistas sociais do Brasil – e uma referência mundial.
Isso por que o sistema garante atendimento universal, integral e gratuito para toda a população brasileira. Essa oferta contempla desde serviços básicos de atenção primária, até procedimentos de alta complexidade – como transplantes e tratamentos oncológico.
Presente em todos os municípios do Brasil, o SUS é responsável por campanhas de vacinação, programas de prevenção, assistência hospitalar e promoção de saúde.
Além da assistência individual, o SUS também atua na vigilância epidemiológica, no controle de endemias, na regulação de medicamentos e na formulação de políticas públicas que impactam diretamente a qualidade de vida dos brasileiros.
Mais do que um sistema de saúde, o SUS materializa o princípio da equidade, da dignidade e do cuidado com o bem mais precioso: a vida.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário