Recentemente, a Universidade Federal do Maranhão foi contemplada com a aprovação do projeto “Saúde Digital no Maranhão: implementando soluções digitais inovadoras e estratégias de educação permanente”, por parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde).
O PET-Saúde é um programa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação. Ele tem como objetivo a qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos da área da saúde.
O projeto aprovado pelo PET-Saúde está inserido no eixo de Informação e Saúde Digital e é coordenado por Deysianne Costa das Chagas na UFMA. Já o grupo tutorial do Telessaúde tem a superintendente e Prof.ª. Dr.ª. Patrícia Machado como coordenadora, o Prof. Dr. Francisco Glaubos como tutor e como preceptores a Prof.ª. Dr.ª. Ariane Bernardes Neves e José Maria Freitas Filho, enfermeiro do Consultório na Rua de São Luís.
No campus de São Luís, um dos grupos tutoriais que integram o projeto é o “Telessaúde Para Promoção da Equidade em Saúde“. Nele, estão presentes alunos de diversas áreas da saúde, como medicina, enfermagem, odontologia, nutrição, ciências biológicas e BICT (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia).
Segundo a Prof.ª. Ariane Bernardes, uma das atividades propostas ao grupo é a implementação da oferta do serviço de Telessaúde para os municípios maranhenses junto aos alunos, com a avaliação desses resultados.
Na última quarta-feira (17/9), a professora esteve reunida com os alunos e bolsistas do PET-Saúde em uma introdução aos serviços e teleconsultoria promovidos pelo NTS-UFMA. Na ocasião, foi feita a apresentação da SOFIA e de todos os perfis disponíveis na plataforma (solicitante, telerregulador e teconsultor), bem como da importância desse serviço pelos profissionais do SUS.
“Os alunos puderam ter essa vivência prática de todo o processo, desde quando ocorre a solicitação dentro da UBS até o envio dela para o teleconsultor especialista que irá responder a dúvida do profissional. Os estudantes também puderam compreender a importância dessa prática para os profissionais do SUS e para a melhoria da qualidade do atendimento, já que todas as respostas dos teleconsultores são sempre baseadas em evidencias cientificas e atualizadas”.
A produção de conhecimento técnico e acadêmico é outra proposta dos grupos tutoriais do projeto “Telessaúde Para Promoção da Equidade em Saúde“, que está diretamente alinhada ao tripé do Telessaúde-UFMA: ensino, pesquisa e extensão.
Redação: Maria Seabra
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