Nesta quinta e sexta-feira (11/9 e 12/9), a Superintendência de Tecnologias na Educação (STED) realiza o seu 1º Workshop de Integração dos Programas STED/UFMA no auditório da superintendência.
Em dois dias de programação, o evento irá fortalecer a integração entre os programas vinculados à STED: o Núcleo de Telessaúde da UFMA (NTS-UFMA), a UNA-SUS, o BAITES, a UFMA Virtual e o Programa UAB.
No workshop, cada programa irá compartilhar suas principais ações, resultados e desafios dentro dos painéis temáticos voltados à cada um deles. Além disso, serão compartilhados indicadores, inovações tecnológicas e experiências desenvolvidas, seguidas de debates enriquecedores com os participantes.
Em sua fala de abertura, superintendente da STED e Prof.ª Patrícia Machado ressaltou a missão da superintendência em promover institucionalmente o desenvolvimento e a implantação de políticas e ações relacionadas ao ensino à distância, bem como o aperfeiçoamento pedagógico por meio das Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs).
“Vamos promover esse intercâmbio do que fazemos e potencializar essa troca, para que essas informações circulem entre as equipes. Provavelmente teremos novos projetos futuros sendo desenvolvidos de forma colaborativa. A ideia é que nos próximos encontros tenhamos outras instâncias e núcleos da universidade, para que eles também possam conhecer e pensar em estratégias dentro das necessidades que existem em cada espaço”.
O Prof. Dr. Humberto Serra estreou o primeiro painel do evento apresentando cada ação do Núcleo de Telessaúde da UFMA, como tele assistência, telediagnóstico e teleconsultoria, dando destaque também à SOFIA. “Nossos serviços têm como foco principal ampliar acesso à saúde”.
O coordenador destacou, ainda, os benefícios dos serviços e sistemas prestados e desenvolvidos pelo núcleo, como a redução de custos e de filas esperas e, acima de tudo, a oferta de cuidado especializado e eficaz para a saúde da população.
Presente na mesa de abertura, o reitor Fernando Carvalho reforçou a importância da integração feita pela STED. “É importante a gente valorizar os setores que têm uma importância estratégica para a instituição. Temos um exemplo muito bom de integração com o Prof. Serra do Telessaúde, para levar experiências exitosas de atendimento para a comunidade. Temos que atuar de forma conjunta, para que a gente consiga cada vez mais ampliar as ações da universidade para a sociedade”.
Além do Telessaúde-UFMA, se apresentaram no workshop nesta quinta-feira (11/9) o Programa UAB e a UFMA Virtual. Na sexta-feira (12/9), será a vez do UNA-SUS e do BAITES.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário