O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é lembrado em 10 de setembro, data criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
No Brasil, a data também é promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) como forma de reforçar a conscientização sobre o tema.
A data alusiva busca conscientizar a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde mental, reduzir o estigma em torno do tema e incentivar acolhimento e diálogo.
Promover informações sobre alertas e fatores de risco, redes de apoio e busca por ajuda profissional são práticas fundamentais para fortalecer espaços de escuta, diálogo e acolhimento, oferecendo o suporte emocional e psíquico capaz de salvar vidas.
Isolamento social, mudanças bruscas de comportamento, falas frequentes sobre morte ou desesperança e descuido com atividades rotineiras são alguns dos sinais de alerta.
O Centro de Valorização da Vida (188), unidades básicas de saúde, pronto-atendimentos e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são alguns locais especializados para atender pessoas em situação de sofrimento psíquico.
O diálogo pode salvar vidas.
Centro de Valorização da Vida Ligação gratuita: 188. Atendentes disponíveis 24h, todos os dias. | Horário de atendimento por chat: Segunda a quinta-feira das 09h à 01h. Sexta-feira da 15h às 23h. Sábado das 16h à 01h. Domingo das 17h à 01h. |
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário