Dos dias 15 a 17 de agosto, o Maranhão sediou o 1º Seminário Nacional de Saúde Quilombola realizado pelo Ministério da Saúde. No sábado (16/8), o Núcleo de Telessaúde da UFMA (NTS-UFMA) esteve presente no evento, que teve como tema “Tecendo Redes de Aquilombamento e Antirracismo para a Equidade Étnico-Racial no SUS”.
Durante três dias, o seminário promoveu debates, trocas de experiências e vivências dos quilombos de Alcântara, com o intuito de qualificar a proposta da Política Nacional de Saúde Integral da População Quilombola (PNASQ) e de promover diálogos sobre os desafios e potencialidades de sua implementação no SUS.
A participação do NTS-UFMA foi voltada à realização da teleretinografia no seminário. Por meio dela, foram realizadas dezenas de exames com a população alcantarense, que reforçaram a eficiência do telediagnóstico em realizar e emitir laudos à distância e em diagnosticar patologias em locais de difícil acesso.
Estiveram presentes no seminário representando o Telessaúde-UFMA o Coordenador Prof. Dr. Humberto Serra, o teleconsultor e enfermeiro Cirlandio Coutinho e o Coordenador de Telediagnóstico Breno Lucas.
O evento representou um marco histórico para a saúde e para os direitos das comunidades tradicionais, reforçando a relevância do estado do Maranhão afrente da saúde dessa população, bem como a equidade como um valor fundamental na oferta de saúde pública.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário