Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose: prevenção, diagnóstico precoce e controle de uma das doenças mais negligenciadas do mundo

A Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose ocorre anualmente na semana do dia 10 de agosto, como uma ação de conscientização e mobilização social para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença.

A Leishmaniose é causada por protozoários do gênero Leishmania e transmitida pela picada da fêmea do mosquito-palha. Ela afeta tanto seres humanos quanto animais (principalmente cães) e é considerada uma doença negligenciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Brasil concentra grande parte dos casos de leishmaniose visceral nas Américas e as populações vulneráveis e áreas com infraestrutura precária são as mais afetadas – sendo o Nordeste e Centro-Oeste do Brasil as regiões de maior incidência da doença.

Algumas formas de prevenção à Leishmaniose são a vacinação canina, telas de proteção em portas e janelas, uso de coleiras repelentes em cães, limpeza de quintais e terrenos baldios para evitar criadouros do mosquito transmissor e identificação e tratamento precoce em casos humanos e caninos.

Nessa semana alusiva, os esforços se voltam à conscientização da população sobre formas de prevenção e controle, sinais e sintomas para diagnóstico precoce, manejo correto de cães e de controle do vetor e medidas de redução da transmissão e do índice da mortalidade da doença.

Redação: Maria Seabra


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *