A Semana Mundial da Amamentação é uma campanha liderada globalmente pelo World Alliance for Breastfeeding Actino (WABA), apoiada pela Organização Mundial da Saúde e, no Brasil, pelo Ministério da Saúde.
Ela ocorre entre os dias 1 e 7 de agosto em mais de 170 países e tem como objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Nesse sentido, a campanha aborda temas como trabalho e aleitamento, sustentabilidade e saúde planetária, apoio comunitário e familiar e envolvimento de pais e cuidadores.
No Brasil, a prevalência da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade ainda se encontra abaixo da meta, segundo a OMS. Ainda assim, o país conta com a maior rede de bancos de leite humano do mundo, somando mais de 220 unidades.
A amamentação é uma prática fundamental, pois promove o vínculo afetivo entre mãe e bebê, protege a saúde da mãe, previne câncer de mama e de ovário, contribui para o espaçamento entre gestações e reduz a mortalidade infantil, prevenindo doenças como diarreia e infecções respiratórias.
A Semana Mundial da Amamentação é, portanto, uma campanha de incentivo à saúde e ao futuro das próximas gerações.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário