O Dia Nacional da Vigilância Sanitária é celebrado no dia 5 de agosto em homenagem ao nascimento de Oswaldo Cruz, médico e sanitarista brasileiro considerado um dos precursores da saúde pública no Brasil.
A Vigilância Sanitária é uma frente essencial na prevenção e redução de riscos à saúde, pois fiscaliza e regulamenta uma série de atividades, tais como: produção e comercialização de alimentos; medicamentos, vacinas e cosméticos; hospitais, clínicas e laboratórios; controle de qualidade da água, entre outras.
Ela é executada em nível federal pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas também com estruturas estaduais e municipais que atuam em parceria com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
O trabalho da Vigilância é essencial para prevenir surtos, contaminações, fraudes em medicamentos, riscos químicos e microbiológicos e na garantia da segurança dos consumidores.
A data alusiva busca, portanto, reconhecer a importância da Vigilância Sanitária na proteção da saúde da população e na garantia de produtos, serviços, ambientes e práticas adequadas às normas sanitárias.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário