UFMA sedia evento promovido pela Secretaria de Vigilância Epidemiológica da SEMUS-São Luís com palestra de conscientização sobre o caracol africano

Na manhã desta quinta-feira (24/7), a Superintendência de Tecnologias na Educação (STED) da UFMA sediou um evento promovido pela Secretaria de Vigilância Epidemiológica da SEMUS-São Luís.

A palestra, voltada aos Agentes de Combate a Endemias, foi conduzida pelo Prof. Guilherme Mota Silva do Laboratório de Referência Nacional em Esquistossomose do Instituto Oswaldo Cruz (RJ), que veio a São Luís para uma série de ações de coleta e de conscientização voltados ao caracol africano.

“Estamos aproveitando para fazer uma palestra com toda a equipe de saúde e agentes de endemias, fazendo essa troca sobre os principais riscos e parasitoses que o caracol africano pode estar trazendo para a população. Ao mesmo tempo, mostramos os desafios do controle do combate do desse caracol e algumas medidas eficientes para o seu controle”, compartilhou o Prof. Guilherme, em entrevista.

Na palestra, também foram apresentados problemas de saneamento básico enfrentados pelos agentes e outras questões de saúde que a população pode estar exposta com a disseminação do caracol africano.

A enfermeira Mafra da direção da Divisão de Doenças Transmissíveis e da Vigilância Epidemiológica e Sanitária de São Luís, reforçou a importância do tema apresentado na palestra.

“É um tema de importância na saúde pública aqui da região. Nós envolvemos todos os profissionais, agentes de endemia e o município de São Luís para oportunizar esse conhecimento a respeito dessa importante questão e das doenças que são relacionadas ao crescimento desordenado do caracol africano. ”

Dentro do evento, o NTS-UFMA solicitou um momento para divulgar seus serviços como a plataforma SOFIA, que tem promovido à APS do Maranhão acesso a teleconsultorias com suporte técnico e especializado, orientações sobre questões clínicas e eficiência ao sistema de saúde como um todo.

Redação: Maria Seabra


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *