Na manhã desta quinta-feira (24/7), o Núcleo de Telessaúde da UFMA (NTS-UFMA) se reuniu de forma remota com a Comissão Intergestores Regional (CIR) de Itapecuru-Mirim (MA).
A ocasião possibilitou ao núcleo apresentar à CIR do município seus serviços e atividades de teleconsultoria, teleeducação e telediagnóstico no âmbito do SUS.
A apresentação foi presencialmente conduzida em Itapecuru por Cirlandio Coutinho, teleconsultor e apoiador local do NTS-UFMA. Ele pôde demonstrar como os serviços de Telessaúde beneficiam usuários e gestores com suporte técnico e especializado à distância, diagnósticos de patologias em áreas de difícil acesso, redução de custos, filas e deslocamento e promoção de educação continuada.
Diretamente do núcleo, o Coordenador, professor e Doutor Humberto Serra e o Coordenador de Telediagnóstico Breno Lucas participaram da reunião e compartilharam os impactos positivos que os serviços de Telessaúde tem promovido à Atenção Primária à Saúde do estado Maranhão.
A apresentação foi recebida com ânimo pelos profissionais presentes em Itpecuru, como Alexandra Reis, Secretária de Saúde de Miranda do Norte (MA) e Coordenadora da CIR de Itapecuru-Mirim, que demonstrou grande interesse em implantar os serviços de Telessaúde em seu município.
“A gente percebe que, hoje, a única forma de oferecer uma saúde de qualidade é leva-la onde há difícil acesso e a telemedicina é a forma de levar especialistas, grandes profissionais e exames que são difíceis fora das grandes capitais. A Telessaúde vem trazer isso para os municípios. Espero que todos os secretários se sensibilizem e possam aderir a essa nova ferramenta que só vem a melhorar a saúde dos nossos municípios”.
A reunião marcou mais uma articulação por parte do NTS-UFMA em sua missão de melhorar a qualidade dos serviços de saúde ofertados com inovação, amplo acesso e equidade, por meio da Telessaúde.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário