Nesta terça-feira (15/7), o Núcleo de Telessaúde da UFMA (NTS-UFMA) realizou mais um avanço na missão de levar serviços de saúde com qualidade e equidade a quem mais precisa.
O núcleo realizou sua primeira teleinterconsulta com um paciente de Presidente Dutra (MA) utilizando a SOFIA, plataforma que oferece suporte técnico e especializado aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS.)
A ação integrou o Hanseníase em Foco, projeto conduzido pelo NTS-UFMA em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA). O objetivo maior da iniciativa é ampliar os conhecimentos sobre a hanseníase, capacitar profissionais de saúde e oferecer a eles suporte técnico para manejo da doença em diversas regiões do Maranhão.
A ação marcou a união de duas potentes ferramentas de Telessaúde: a teleinterconsulta, que permite a interação remota entre profissionais de saúde com a presenta do paciente e a teleconsultoria, que conecta profissionais da APS para discutir casos clínicos e obter orientações sobre saúde e processos de trabalho.
Assim, a teleinterconsulta integrada ao uso da SOFIA possibilitou o envio de orientações e de exames pela própria plataforma, fazendo jus às suas funcionalidades inovadoras de acesso a consultas e diagnósticos, orientação sobre questões clinicas e melhora da tomada de decisões.
Participaram dessa ação inédita a supervisora de enfermagem Vanessa Septímio, a Dra. Celijane Melo e a enfermeira Samara Rafisa Miranda, diretamente do município Presidente Dutra.
Samara, que já havia participado de teleinterconsultas para a classificação do Grau de Incapacidade Física (GIF) de pacientes com hanseníase, compartilhou sobre a estreia do serviço com a participação da SOFIA:
“Fica muito complicado se deslocar daqui até São Luis, é uma viagem muito longa e às vezes são pessoas idosas ou debilitadas. Vir para o consultório ajuda muito, os pacientes se sentem muito mais confortáveis, então a experiência foi muito boa para eles. A doutora me passou as orientações pela própria SOFIA e a plataforma ajudou cem por cento, foi ótima a consulta”.
Sobre o uso dos serviços de Telessaúde no atendimento da APS, a enfermeira comentou: “Eu enxergo (a Telessaúde) de forma muito positiva, me ajuda bastante na questão dos atendimentos, fica bem mais rápido. Assim que eu cheguei com a novidade de que seria uma teleconsultoria na própria cidade, houve aceitação imediata do paciente”.
Em constante avanço, o projeto Hanseníase em Foco segue promovendo e fortalecendo o diagnóstico precoce, reduzindo a quantidade de encaminhamentos desnecessários, contribuindo para o controle de indicadores e melhorando a qualidade de vida das pessoas afetadas pela hanseníase.
| Nota: O Brasil é o 2º país do mundo com mais casos de hanseníase, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo o Maranhão um dos estados brasileiros com maior incidência da doença. Nele, os indicadores se devem a condições socioeconômicas desfavoráveis, principalmente o acesso limitado a serviços de saúde de qualidade em áreas mais remotas. |
Redação: Maria Seabra


Deixe um comentário