Na manhã desta segunda-feira (14/7) ocorreu a grande estreia do Podcast Telessaúde-UFMA com o programa Indicadores de Qualidade da APS, que será veiculado toda segunda-feira a partir de hoje. O tema de estreia foi “Componente Qualidade do Novo Financiamento da APS Indicador 01 – Mais acesso à APS”.
As apresentadoras do primeiro episódio foram: Alinne Silva Andrade, enfermeira especialista em Saúde da Família e Coordenadora da Sala de Apoio a Gestão Estratégica (SAGE) da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS-São Luís) e Janainna Santana, enfermeira e especialista em Saúde da Família e Comunidade e Coordenadora da SAGE da SEMUS-São Luís.
A iniciativa do programa marca uma parceria entre o NTS-UFMA e a SEMUS-São Luís, com o objetivo de informar os profissionais da APS do município. Cada episódio irá contemplar uma área técnica (por exemplo: saúde da mulher, do idoso e da pessoa hipertensão e diabetes). Desde a estreia programa, que terá transmissões matutina e vespertina a cada segunda-feira, o alcance chegou na marca das mil visualizações.
Alinne Silva ressaltou que uma novidade desse trabalho com indicadores é que, antes, eles contemplavam basicamente duas categorias profissionais (médico e enfermeiro). “Esses novos indicadores abrangem todas as categorias e todos os tipos de equipe de saúde. O benefício de informar nesse formato é conseguir acolher todas essas demandas com esse público”.
Janainna Santanta destacou a parceria com o NTS-UFMA como algo inovador para que gestores posam alcançar e sensibilizar a grande quantidade de profissionais. “Ter um podcast é uma forma permanentemente disponível para o profissional acessar o material e o nosso objetivo é acolher todos os indicadores nesse formato. Como é um tema novo, todos os municípios estão buscando essas informações”.
A enfermeira também compartilhou expectativas positivas referentes ao alcance esperado. “As expectativas são as melhores. O Telessaúde-UFMA já é um canal acessado por outros estados e município. Buscamos um destaque, esperamos que São Luís se torne uma referência na parte de indicadores e entendemos que essa parceria será fundamental para esse processo.
Para os profissionais de saúde ouvintes, estarão dispostos episódios com grande enfoque prático dos indicadores e práticas evidenciadas na literatura, que comprovadamente geram resultados significativos nos indicadores de saúde da população.
“O que se fomenta com esses indicadores é a organização das equipes para o acolhimento das demandas da população. Então, cabe a cada profissional entender o seu papel dentro da equipe e a responsabilidade desta junto ao seu território. Com organização, acompanhamento e engajamento no processo, terão bons resultados”.
O Coordenador do NTS-UFMA, Prof. Dr. Humberto Serra, falou sobre o impacto positivo que o programa obteve já em seu episódio de estreia. “É uma demanda que vem informar a APS de São Luís, mas que serve para a APS do Brasil como um todo. Os nossos objetos de aprendizagem têm esse alcance nacional, não ficam restrito somente ao município. E depois, esse material publicado ficará à disposição dos profissionais”.
Redação: Maria Seabra


Deixe um comentário