A visão é um dos sentidos mais essenciais para a qualidade de vida. Estima-se que 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados ou tratados se forem diagnosticados precocemente.
O dia 10 de julho celebra o Dia da Saúde Ocular a fim de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado das doenças que afetam a visão – como catarata, glaucoma e retinopatia diabética.
Os cuidados com a saúde dos olhos devem ser praticados em todas as fases da vida. Na infância, crianças devem fazer o primeiro exame oftalmológico até os 3 anos. A partir dos 40, o acompanhamento com médico deve ser regular, pois aumenta o risco de doenças como glaucoma e catarata.
Idas regulares ao oftalmologista, evitar exposição excessiva à luz solar sem proteção, controle de doenças como diabetes e hipertensão e evitar usar colírios sem prescrição médica são alguns cuidados essenciais com a visão que podem ser praticados no dia a dia.
O SUS oferece atendimento oftalmológico inclusive com cirurgias de catarata, fornecimento de óculos em alguns municípios e exames de triagem em escolas. O fortalecimento de ações na Atenção Primária também se faz essencial para a garantia da saúde ocular e da prevenção precoce.
No Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Maranhão (NTS-UFMA), o telediagnóstico é um serviço promovido por meio da Oferta Nacional de Telediagnóstico. Uma das modalidades ofertadas pelo núcleo é a Teleretiongrafia, realizada em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), ela permite realizar exames e emitir laudos à distância, diminui custos com deslocamento de pacientes, possibilita o diagnóstico de patologias em localidades de difícil acesso e eleva a eficiência da Atenção Primária à Saúde (APS).
Realizar exames regulares, diagnóstico precoce e tratamento adequado são práticas fundamentais para preservar a saúde dos olhos e garantir uma melhor qualidade de vida.
Redação: Maria Seabra


Deixe um comentário