O Dia Nacional de Alerta à Insuficiência Cardíaca foi instituído em 9 de julho para conscientizar a população sobre essa condição grave e muitas vezes silenciosa, que afeta milhões de brasileiros.
A Insuficiência Cardíaca (IC) ocorre quando o coração perde a capacidade de bombear sangue de forma adequada para o corpo. Ela pode ser fruto de diabetes, hipertensão arterial não controlada, doença de chagas, infarto do miocárdio, entre outras causas.
Alguns sintomas comuns são tosse noturna, batimentos cardíacos acelerados, ganho rápido de peso, cansaço fácil, inchaço nas pernas e tornozelos e falta de ar (principalmente ao deitar).
Além de atingir cerca de 6 milhões de brasileiros, a IC é uma das principais causas de interação pelo SUS, principalmente entre pessoas acima dos 60 anos.
Ainda que seja grave, é possível conviver com a Insuficiência Cardíaca, desde que haja diagnóstico precoce e tratamento adequado. Por isso, dar prioridade a tais práticas é crucial para combater os riscos, cuidar da saúde cardíaca e viver com mais qualidade.
Redação: Maria Seabra


Deixe um comentário