Nesta semana está acontecendo o 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), promovido pelo Ministério da Saúde (MS) de 15 a 18 de junho.
O evento está sendo sediado em Belo Horizonte (MG), onde mais de 600 técnicos do MS se reúnem para ministrar palestras, oficinas, diálogos e rodas de conversa com gestores de saúde de todo o Brasil.
O teleconsultor e apoiador local do Núcleo de Telessaúde da UFMA (NTS-UFMA) Cirlandio Coutinho apresentou seu premiado trabalho “SUS Digital e Telessaúde: experiência com Tele-Retinografia e Tele-ECG na APS de Itapecuru-Mirim” na 20ª Mostra Nacional “Brasil, aqui tem SUS!”, que integra a programação do congresso.
Em sua apresentação, Cirlandio teve a oportunidade de compartilhar com secretários, assessores, técnicos e profissionais de saúde de todo o país como a inovação digital tem fortalecido a Atenção Primária e ampliado o acesso a serviços como teleretinografia e de tele-eletrocardiograma, implantados nas UBS de Itapecuru-Mirim, no Maranhão.
Em sua fala, Cirlandio citou a representatividade que é estar presente em um congresso dessa magnitude. “Para nós, é motivo de muita honra poder compartilhar como a Telessaúde tem fortalecido a Atenção Básica do nosso município. É o princípio da equidade: levar mais (saúde) para quem mais precisa, rompendo barreiras geográficas”.
O trabalho de Cirlandio Coutinho foi premiado em 3º lugar na 5ª Mostra Maranhão “Aqui tem Sus” do Cosemes-MA e, então, foi selecionado para representar o estado a nível nacional, entre outros 24 trabalhos.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário