Nova turma de alunos de Medicina estreia o Internato em Saúde Coletiva no Núcleo de Telessaúde do Maranhão

Nesta segunda-feira (9/6), uma nova turma de alunos do curso de Medicina da UFMA deu início ao Internato em Saúde Coletiva e suas respectivas atividades imersivas no Núcleo de Telessaúde do Maranhão.

A ação é fruto de uma articulação feita entre o Departamento de Saúde Pública e o núcleo, que ofertou aos alunos oportunidades práticas para desenvolver o pensar epidemiológico e competências digitais necessárias para os profissionais do SUS.

No estágio, os estudantes irão vivenciar experiências enriquecedoras nas principais atividades do NTS-UFMA: teleconsultoria. Teleducação, telediagnóstico, telerregulação e teleinterconsultas.

Como de costume, o Prof. Dr. Humberto Serra conduziu o ato de boas-vindas aos alunos, em um momento de introdução às coordenações, à história e as ações de Telessaúde do núcleo. Ao fim da ação, o representante de turma Kwang Teófilo compartilhou suas impressões sobre a imersão que se inicia no NTS-UFMA.

“Nós alunos de medicina podemos ver que o Maranhão e a nossa universidade estão bem inseridos nesse meio (digital) e que, no futuro, a gente vai poder contribuir com esse projeto. É muito relevante ver essa iniciativa tecnológica tomando conta e crescendo aqui no estado. Eu acho que (o projeto) pode expandir horizontes no que a gente pode trabalhar. A gente como médico tem que ter noção que o perfil de atuação está mudando e temos que acompanhar isso”.

A imersão da nova turma de estudantes será essencial para introduzi-los ao funcionamento de um Núcleo de Telessaúde e a como essas ações ampliam o acesso e fortalecem a saúde pública por meio de tecnologias digitais.

Redação: Maria Seabra


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *