Celebrado em 26 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do glaucoma, que é uma doença ocular silenciosa e a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo.
A condição se caracteriza pela elevação da pressão intraocular capaz de danificar o nervo óptico e levar à perda gradual da visão. Pelo glaucoma ser altamente assintomático nos estágios iniciais, realizar exames oftalmológicos regulares é essencial para a detecção precoce da doença.
No Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Maranhão (NTS-UFMA), o telediagnóstico é um serviço promovido por meio da Oferta Nacional de Telediagnóstico. Uma das modalidades ofertadas pelo núcleo é a Teleretiongrafia, realizada em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), ela permite realizar exames e emitir laudos à distância, diminui custos com deslocamento de pacientes, possibilita o diagnóstico de patologias em localidades de difícil acesso e eleva a eficiência da Atenção Primária à Saúde (APS).
Realizar exames regulares, diagnóstico precoce e tratamento adequado do glaucoma são práticas fundamentais para preservar a visão e garantir uma melhor qualidade de vida.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário