Trabalho “SUS Digital e Telessaúde” leva o 3º lugar na 5ª Mostra Maranhão “Aqui tem SUS” do COSEMES, com experiências exitosas de telediagnóstico em Itapecuru-Mirim

A 5ª Mostra Maranhão “Aqui tem SUS” do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMES) apresentou, nesta sexta-feira (9/5) no Convento das Mercês, experiências exitosas na gestão da saúde pública, promovendo a troca de conhecimentos entre os municípios maranhenses.

O trabalho “SUS Digital e Telessaúde: experiência com teleretinografia e Tele-ECG na APS de Itapecuru Mirim-MA” levou o 3º lugar na premiação do evento, com autoria de Cirlandio Coutinho de Lima, enfermeiro, Teleconsultor do Núcleo de Telessaúde da UFMA (NTS-UFMA) e apoiador local do núcleo em Itapecuru Mirim.

O trabalho introduziu aos presentes a parceria do município com o NTS-UFMA na adesão da Oferta Nacional de Telediagnóstico e, com ela, a implementação de exames de teleretinografia e de tele-eletrocardiograma nas UBS de Itapecuru-Mirim.

Em seu depoimento, Cirlandio expressou grande alegria e gratidão por ter tido o seu trabalho premiado. “A experiência apresentada representa muito mais do que o uso de tecnologia. Ela representa acesso, cuidado resolutivo e promoção da equidade. Com o apoio do SUS Digital e da rede de Telessaúde, conseguimos melhorar significativamente a realidade da Atenção Primária em nosso município”.

“Essa experiência reforça que, com planejamento e compromisso, é possível levar saúde com qualidade a quem mais precisa. Em Itapecuru Mirim, o SUS é vivo, digital, inovador e humanizado. Aqui tem SUS e tem transformação real”.

Os resultados do trabalho geraram ótimas impressões e fizeram jus ao reconhecimento recebido, mostrando o cumprimento de metas de ampliação da oferta e do acesso a exames especializados em Itapecuru-Mirim.

Em um alcance ainda maior, o trabalho de Cirlandio Coutinho de Lima foi selecionado para representar o estado do Maranhão na mostra nacional “Brasil, Aqui Tem SUS” no XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece entre 15 a 18 de junho.

Cirlandio agradeceu à sua equipe de saúde e à gestão municipal pelo apoio e confiança na inovação como instrumento de fortalecimento do SUS, reforçando que elas possibilitaram a implementação dos exames de telediagnóstico.

Em apoio à essa iniciativa, a Secretaria de Saúde de Itapecuru-Mirim adquiriu equipamentos de Tele-ECG e teleretinógrafos e implantou fibra óptica nas UBS do município.

O NTS-UFMA apoia a implantação e o monitoramento dos exames de telediagnóstico no município, que sempre teve uma participação assídua nas ações do núcleo (como nas teleconsultorias e atividades de teleducação), reforçando o seu comprometimento contínuo com a Telessaúde, com capacitação profissional e com a saúde pública do Maranhão.

O premiado trabalho de Cirlandio Coutinho de Lima é um importante marco que perpetua pelo estado do Maranhão afora os benefícios assistenciais, logísticos e sociais que os serviços de Telessaúde têm a agregar à saúde pública, principalmente em áreas de alta vulnerabilidade social.

Redação: Maria Seabra


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *