Alunos do LADO recebem treinamento para capacitação do exame de teleretinografia no NTS-UFMA

Na manhã desta quarta-feira (30/4), o Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Maranhão (NTS-UFMA) recebeu alunos da Liga Acadêmica de Diabetes e Obesidade (LADO) da UFMA para uma enriquecedora experiência de telediagnóstico.

A ocasião proporcionou um momento de capacitação, onde os estudantes puderam fazer um treinamento com o aparelho de teleretinográfo. O exame de retinografia é essencial para detectar precocemente a retinopatia diabética, por exemplo, uma complicação silenciosa que pode levar à perda da visão.

Um dos alunos que participou da capacitação foi Gilmario Gomes Santana, que enxergou o aparelho como um facilitador. “Quando a gente vai em um ambulatório da nefrologia, temos muito contato com pacientes que têm hipertensão e diabetes e falta acesso a esse tipo de aparelho. Ele é portátil e muito viável para diminuir a jornada do paciente, inclusive em locais com menos especialização”.

Outro estudante do LADO que compartilhou suas impressões sobre o treinamento foi Clemencio Sousa dos Santos, que definiu a experiência como enriquecedora para a sua jornada acadêmica e para a telemedicina.

“Poder aprender a manusear esse aparelho ainda na graduação é uma experiência muito boa. Ele é bem útil para o diagnóstico precoce, principalmente em complicações de diabetes e hipertensão. O médico que tem acesso a esse aparelho nos interiores poder enviar as imagens a um especialista que está na cidade para fazer o diagnóstico correto dessas patologias, o que é muito importante”.

Redação: Maria Seabra


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *