Entre 23 e 30 de abril, a Semana de Vacinação nas Américas promove equidade e acesso à vacinação em todos os países da região das Américas.
A iniciativa é da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e mobiliza as esferas governamentais e toda a sociedade civil para conscientizar a população acerca da segurança e da eficácia das vacinas.
A campanha também volta esforços a populações vulneráveis situadas em áreas rurais, regiões periféricas ou em comunidades indígenas, centralizando ações para aqueles que têm pouco ou nenhum acesso a serviços de saúde.
Dentro dessa semana, a data 24 de abril marca o Dia Mundial de Combate à Meningite e 25 de abril o Dia Mundial da Luta contra a Malária, doenças que afetam populações vulneráveis, com menos recursos e menor acesso à educação e a serviços de saúde de qualidade.
Por isso, é essencial reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, incentivando a vacinação o tratamento gratuito do SUS como formas de combater essas doenças, fortalecer a saúde pública e de salvar vidas.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário