Nesta segunda-feira (14/4), o Núcleo de Telessaúde da UFMA (NTS-UFMA) recebeu os alunos do 5º ano de Medicina. A ocasião representou um ato de boas-vindas para as atividades imersivas que se iniciam no núcleo, como um campo de estágio.
Serão três dias de imersão nas principais atividades do NTS-UFMA: teleconsultoria. Teleducação, telediagnóstico, telerregulação e teleinterconsultas.
Na ocasião, o Prof. Dr. Humberto Serra e as coordenações de telerregulação, telediagnóstico, comunicação e gerência administrativa se fizeram presentes para receber os alunos. “A nossa proposta é que vocês vivenciem tudo o que a gente faz aqui, aprendendo e executando essas ações. Muita coisa a Telemedicina é capaz de fazer com eficiência e agilidade”, disse o Coordenador do núcleo.
Amanda Rocha, Gerente Administrativa do NTS-UFMA ressaltou a importância de engajar os futuros profissionais de saúde na telemedicina. “A gente quer que os novos profissionais entendam a Telessaúde que, depois da pandemia, ficou ainda mais evidente”.
Nesse primeiro momento, a equipe do núcleo apresentou o programa SUS Digital, o Consultório Virtual e o retinógrafo, com o qual foi feita uma demonstração por Breno Lucas, Coordenador de Telediagnóstico.
Uma grande novidade que foi introduzida aos alunos na reunião de acolhimento é a SOFIA Edu: uma versão da plataforma de teleconsultorias desenvolvida para uso exclusivo dos estudantes. Assim, eles poderão utilizar, em primeira mão, as funcionalidades da SOFIA e vivenciar os benefícios que ela traz aos profissionais da Atenção Primária à Saúde.
Os alunos ficaram encantados com as tecnologias presentes no local e se mostraram dispostos a vivenciar as ações de cada setor do Telessaúde-UFMA. Na sessão de acolhimento, eles puderam tirar dúvidas e entender melhor sobre os serviços e sistemas ofertados pelo núcleo.
Tiago Rosa, um dos alunos de medicina presentes no núcleo, compartilhou suas primeiras impressões sobre as ações de Telessaúde. “Achei muito interessante, é muito bom ver que aqui na UFMA a gente está sendo um dos vanguardistas nessa área. Eu fico feliz, acho que tem muito futuro e espero aprender como funciona, para aplicar quando eu começar a trabalhar”.
Vinícius Longo, outro estudante que fará campo de estágio no núcleo, expressou a sua admiração pelo projeto. “É realmente um serviço de vanguarda que muita gente não imagina que nós temos aqui no Maranhão. É muito importante que a gente divulgue cada vez mais. Reconhecer a importância desse tipo de projeto é fundamental para o avanço dele”.
Com a integração de alunos de medicina ao núcleo, o NTS-UFMA avança mais um passo frente à capacitação dos profissionais de saúde e estreita laços entre o corpo da própria universidade, perpetuando a transformação digital na área da saúde de dentro para fora.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário