Na manhã desta terça-feira (25/3), o Núcleo de Telessaúde do Maranhão (NTS-UFMA) apresentou o projeto Hanseníase em Foco para a Diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde (MS), Dra. Alda Maria Cruz e demais convidadas.
Na ocasião, o Prof. Dr. Humberto Serra, coordenador do núcleo, apresentou as instalações, a equipe de profissionais que compõe o Telessaúde-UFMA e um dos principais projetos em andamento, o Hanseníase em Foco.
O projeto visa ampliar conhecimentos sobre a hanseníase e ofertar capacitação e suporte técnico aos profissionais da saúde da Atenção Primária à Saúde, por meio de atividades de teleducação e de teleinterconsultas. Na reunião, o coordenador do NTS-UFMA expressou o seu apreço pelo projeto e a sua crença de que o crescimento do programa pode evitar muitos encaminhamentos desnecessários para o sistema de saúde.
Através de uma parceria promissora com o NTS-UFMA, profissionais de saúde do Hospital Dr. Genésio Rego (referência estadual em hanseníase) têm realizado teleinterconsultas para a classificação do Grau de Incapacidade Física (GIF) em pacientes portadores de hanseníase no Maranhão.
Essa avaliação é fundamental, pois conduz o paciente à definição de planos de cuidados para que ele receba o tratamento necessário, de acordo com suas necessidades. A ação do NTS-UFMA permite que essa avaliação seja feita virtualmente, simplificando a rotina do paciente e do profissional de saúde.
Na reunião, a Coordenadora de Teleducação do núcleo, Ariane Cristina Ferreira, aproveitou para contextualizar a proposta do projeto enquanto uma solução que fortalece o atendimento à população maranhense afetada pela hanseníase. “O paciente não precisa vir a São Luís. É algo que uma tele interconsulta ou uma consultoria assíncrona online poder resolver, economizando tempo, custos financeiros e até mesmo a questão social do paciente”.
Na ocasião, as convidadas expressaram a importância de uma parceria com o Telessaúde-UFMA e do diálogo para implantar ações necessárias às demandas de saúde do estado. Na reunião, também foi possível debater pautas importantes como a tecnologia enquanto ferramenta de melhoria do SUS.
Com o projeto Hanseníase em Foco, o Núcleo de Telessaúde do Maranhão fortalece o diagnóstico precoce, oferece tratamento adequado e fortifica o controle da doença em prol da melhoria dos indicadores do estado e da qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença.
Estavam presentes na reunião Dalila de Nazaré Vasconcelos, Superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Shirlene Oliveira, técnica do Programa Estadual do Controle da Hanseniase e Tuberculose do Estado do Maranhão e Monique Maia, Chefe do Departamento de Epidemiologia da SES.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário