Nesta quarta-feira (4/12), o Ministério da Saúde (MS) por meio da Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi) promoveu o Encontro Nacional dos Núcleos de Telessaúde.
O evento ocorreu em Brasília, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e proporcionou valiosas trocas de experiências e de aprendizados voltadas à Saúde Digital e à Telessaúde.
Além de perpetuar práticas e conhecimentos técnicos para todas as regiões do Brasil, o encontro reforçou a importância das universidades públicas aliadas ao SUS, na missão bem-sucedida de unir ensino, pesquisa e assistência para fomentar a equidade, a inovação e o acesso à saúde especializa para todos.
Para representar o Núcleo de Telessaúde do Maranhão, o Prof. Dr. Humberto Serra marcou presença no evento com o Coordenador de T.I Luiz Gonzaga e com a Coordenadora de Telerregulação Gyovanna de Sousa. Em sua fala, o coordenador do núcleo destacou alguns dos progressos do NTS-UFMA desde o seu retorno oficial, como as 1.100 teleconsultorias e os mais de 2 mil exames de tele-eletrocardiograma realizados.
“Somos um núcleo que sempre trabalhou os três eixos da academia: extensão, ensino e pesquisa. Temos mais de 90 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Criamos uma Coordenação de Teleducação e Pesquisa e temos uma estrada grande em questão de pesquisas de Telessaúde. Passamos por muitos perrengues e hoje posso dizer que a gente retornou com força total. Para 2025, é muito trabalho e esperança”, declarou o coordenador.
O evento fechou com chave de ouro a série de encontros realizados ao longo do ano, firmando um cenário promissor onde o SUS Digital fortalece a inovação e o acesso à saúde pública para todo o país.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário