Na manhã desta terça-feira (12/11), o Núcleo de Telessaúde do Maranhão (NTS-UFMA) compareceu ao Centro de Saúde Fabiciana Moraes com sua equipe técnica, de telemedicina e de monitoramento para realizar uma visita de capacitação.
Na ocasião, o núcleo apresentou aos profissionais de saúde, aos gestores e à equipe técnica presentes seus serviços de Telessaúde disponíveis para a Atenção Básica, como o telediagnóstico, as atividades de teleducação e a SOFIA, plataforma de teleconsultoria.
A ação de capacitação em si consistiu em auxiliar e fornecer suporte técnico para o acesso, o uso e o cadastramento na SOFIA: sistema tecnológico que fornece suporte técnico e educacional, que facilita a tomada de decisões clínicas e que soluciona dúvidas dos profissionais da Atenção Primária.
A visita rendeu trocas valiosas entre as equipes presentes. Em entrevista, a agente comunitária Neusa Aguiar expressou alegria em receber a equipe do NTS – UFMA e falou sobre como a plataforma SOFIA pode colaborar com a rotina dos profissionais de saúde.
“O agente de saúde precisa entender de tudo um pouco e estar sempre atualizado para poder orientar e encaminhar a pessoa para o local certo. A SOFIA vai enriquecer e ajudar o nosso dia a dia. Ela traz mais confiança para a gente fazer o nosso trabalho com mais responsabilidade, pois ajuda no nosso conhecimento e é uma fonte segura”.
Nas versões web e aplicativo, a SOFIA faz uso de Machine Learning para trazer respostas detalhadas, atualizadas e com embasamento científico, que são elaboradas por especialistas que atuam em diferentes áreas da saúde. Desta forma, a plataforma qualifica os profissionais, reduz a quantidade de encaminhamentos desnecessários e aumenta a eficiência do sistema de saúde como um todo.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário