O Núcleo de Telessaúde do Maranhão (NTS-UFMA) acaba de conquistar mais um importante avanço para a sua trajetória: a homologação do Consultório Virtual. A plataforma foi desenvolvida pelo núcleo com o objetivo de oferecer suporte aos pacientes da rede pública, possibilitando teleconsultas com profissionais de saúde de forma prática e eficiente.
Para confirmar a eficácia do sistema, foram realizados testes em dois momentos diferentes. Um deles foi com Cirlandio Coutinho de Lima, enfermeiro e assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Itapecuru Mirim e o outro com o analista administrativo do Ministério da Saúde, Adenilson Barcelos de Miranda, diretamente de Brasília.
A homologação do Consultório Virtual representa um grande marco para a telessaúde como um todo, principalmente no crescente cenário de demanda por atendimento médico à distância.
A plataforma foi rigorosamente avaliada para garantir o cumprimento de todos os requisitos de segurança e privacidade no tráfego de dados de saúde, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM) quanto à telemedicina.
O Consultório Virtual contempla de mecanismos avançados de criptografia que garantem que as informações trocadas entre profissionais de saúde e pacientes sejam preservadas frente a acessos não autorizados.
Além disso, o núcleo implementou medidas adicionais de segurança para assegurar que dados sensíveis como prescrições, histórico médico e diagnósticos sejam armazenados e transmitidos na plataforma de forma 100% segura. A conquista da homologação reafirma o compromisso do NTS-UFMA em aprimorar a área da saúde com ferramentais tecnológicas inovadoras e eficientes.
O Prof. Dr. Humberto Serra, coordenador do núcleo, ressaltou a importância de ofertar uma plataforma que seja confiável, além de prática: “Sabemos que o tráfego de dados de saúde envolve informações extremamente sensíveis. Por isso, nossa maior prioridade é assegurar que o Consultório Virtual ofereça um ambiente protegido tanto para os pacientes, como para os profissionais que utilizam o sistema”.
Com o Consultório Virtual homologado, a expectativa é aumentar as funcionalidades da plataforma e ampliar, a nível nacional, o acesso a serviços de saúde de qualidade dentro de um ambiente virtual prático, eficiente e que atende aos mais altos padrões de segurança digital.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário