Na última quinta-feira (27/9), o Núcleo de Telessaúde Maranhão (NTS-UFMA) marcou presença em Itapecuru Mirim para implementar teleretinografia no município, no Espaço do Idoso e na Unidade Básica de Saúde Felipe Lauande.
Além de possibilitar a realização de exames à distância, a ação favorece o diagnóstico precoce de doenças oculares, oferece aos pacientes um atendimento ágil e promove saúde visual a populações carentes de serviços especializados, ou situadas em áreas de difícil acesso. Na ocasião, o NTS-UFMA apresentou aos médicos e enfermeiros do município os serviços desenvolvidos e sistemas ofertados pelo núcleo, como a SOFIA e o Sistema de Gerenciamento das Atividades de Teleducação (SGAT). Neste ano, o NTS-UFMA também implementou em Itapecuru Mirim o telediagnóstico de eletrocardiograma.
Ações como essas são fundamentais para a Atenção Primária à Saúde (APS), pois reduzem custos e deslocamentos e fornecem à população acesso a serviços de saúde de qualidade e especializados, principalmente em áreas mais remotas.
Na visita do núcleo, estiveram presentes o Coordenador Geral Humberto Serra, a Gerente Administrativa Amanda Rocha, o monitor da plataforma SOFIA Aldair Melonio, o Técnico de Telemedicina Maurício Alves e Breno Lucas, Coordenador de Telediagnóstico.
Redação: Maria Seabra
Deixe um comentário