NTS-UFMA sedia treinamento do Ministério da Saúde com o DSEI Maranhão para implementar ações de Telessaúde

Nesta segunda e terça-feira (05 e 06/08), o Núcleo de Telessaúde da UFMA (NTS) está sediando um treinamento do Ministério da Saúde com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Maranhão. 

O encontro faz parte da Ação Estratégica SUS Digital  Telessaúde, que visa consolidar as redes de Atenção à Saúde e o Subsistema de Saúde Indígena. Isso é feito por meio da oferta de serviços que promovem o cuidado integral e contínuo à população, em todos os níveis de atenção no SUS.

Na abertura do encontro, o Dr. Humberto Serraapresentou a história do NTS-UFMA e introduziu a SOFIA, a primeira plataforma do Programa Telessaúde Brasil Redes a adotar inteligência artificial. Ocoordenador do NTS-UFMA explicou como são feitos os cadastros e as teleconsultorias na SOFIA, uma importante ferramenta de auxílio para os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do Maranhão. 

Além disso, foram debatidas no encontro as experiências de implantação de telessaúde em territórios indígenas e quilombolas. Eliete Morais, técnica do Ministério da Saúde da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), ressaltou a importância dos profissionais indígenas e cubanos nos processos de capacitação. “Dependendo do tempo, um tele-eletrocardiograma consegue salvar vidas. É muito importante tê-los em nossos territórios. A saúde agradece e temos muito o que avançar “.

Mayara Santos, gestora de campo da Rede de Telessaúde de Minas Gerais (RTMG) foi quem conduziu o treinamento prático de ECG. Em sua fala, ela ressaltou a importância dos projetos em Teleessaúde enquanto apoio assistencial e na promoção de serviços que fazem a diferença na vida da população. 

A gestora destacou, também, a importância do tele-eletrocardiograma (ECG) na missão de salvar vidas e nas teleconsultorias que permitem a discussão de casos clínicos entre especialistas de todo o Brasil. A RTMG é parceira do NTS-UFMA e tem o tele-eletrocardiogramacomo sua principal modalidade de exame de telediagnóstico.

De forma ampla e didática, Mayara conduziu o treinamento com os profissionais de saúde presentes, orientando desde o acesso e uso do sistema, até direcionamentos quanto ao manuseio do aparelho de ECG– uma ferramenta essencial no diagnóstico precoce de condições cardíacas.

Na terça-feira, o Técnico de Informática do Telessaúde GoiásDiego André Morais conduziu o encontro com um treinamento de teleretinografia. Além dele, Bárbara Soares, Psicopedagoga e Consultora Técnica de Telessaúde assumiu o treinamento de teledermatologia, ambos por videoconferência.

A abertura do evento também contou com a presença do coordenador do DSEI Lúcio Guajajara, do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena(CONDISI/MA) Pedro Ribeiro e das equipes técnicas do Departamento de Saúde Digital e Inovação (DESD) e da SEIDIGI.

Ações de treinamento, capacitação e colaboração profissional como essas são fundamentais para o avanço da saúde digital no Brasil. Essas iniciativas qualificam os profissionais da área, melhoram o atendimento prestado na Atenção Primária e levam maior qualidade de vida à população que reside em áreas remotas e de difícil acesso.

Redação: Maria Seabra


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?